sensore temperatura
TRABALHO DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
SENSORES DE TEMPERATURA
INTEGRANTES:
AGNALDO DE OLIVEIRA PINTO FILHO
HERNANI LEAL
Conteúdo
O que é um Sensor de Temperatura?
Um sensor de temperatura é um resistor que varia sua resistência de acordo com a temperatura. O termistor PTC é um resistor termicamente sensível, feito de material cerâmico a base de titanato de bário. Sua Resistência elétrica aumenta rapidamente com o aumento da temperatura. O circuito completo usa um comparador de tensões, de um lado tem-se uma temperatura de referência, do outro o termistor fazendo um divisor de tensão com outro resistor. Quando a temeratura varia, a resistência do termistor muda e conseqüentemente a tensão que ele envia ao comparador também. Se essa tensão ultrapassa a faixa de referência o comparador mudo o nível de tensão em sua saída.
Como funciona?
A escolha de um sensor de temperatura para uma aplicação envolve a consideração de diversos fatores, que se mal avaliados podem levar a resultados inesperados e até mesmo desastrosos num projeto. Que tipo de sensor usar e como comparar as características dos diversos tipos existentes é o que veremos nesse artigo.
A medida de temperatura não é tão simples como muitos podem pensar a uma primeira vista. O simples fato de essa medida ser constituída por um simples valor analógico (que eventualmente deve ser convertido para a forma digital), não tira a importância de diversos fatores que podem afetar sua precisão.
De fato, a taxa de repetição com ela deve ser feita pode ser afetada por fatores como a massa térmica (inércia térmica), tempo necessária à medida, ruídos, além do uso correto dos algoritmos que vão ser usados no seu processamento.
Isso significa que o projetista precisa tomar muitos cuidados com a escolha do sensor apropriado, conforme a aplicação. Uma escolha correta lhe garante a medida precisa, na faixa de temperaturas desejada e no ambiente em que o sistema