Controle de Temperatura
Controle
De
Temperatura
Apresentado por
Otávio Hidemi Watanabe
Carlos Eduardo Cardoso Caetano
Davi Dias de Araújo
Ricardo Peixoto Laviola Vagliano
Orientador: Prof. Ms. Marcus Brunetta
Microcontrolador de Temperatura
Trabalho apresentado ao curso de
Engenharia Elétrica da Pontifícia
Universidade Católica de Minas
Gerais, para a disciplina de
Programação de Computadores.
Belo Horizonte
2º semestre de 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, elaboramos um projeto para inspecionar o estado de um sensor, em um determinado intervalo de tempo, onde o sensor sinaliza o valor atual da temperatura. Esse valor é usado pelo microcontrolador como valor de referência para o controle dos valores.
Tópicos de Abordagem
Sensores de Temperatura:
1. Termistores são semicondutores sensíveis à temperatura, que são separados em dois tipos. NTC (Negative Temperature Coefficient) – Termistores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo: a resistência diminui com o aumento da temperatura.
PTC (Positive Temperature Coefficient) – Termistores cujo coeficiente de variação de resistência é positivo: a resistência aumenta com o aumento da temperatura. 2. RTD (Resistance Temperature Detector): Pt 100 ou Pt 1000, ambos precisos, estáveis e cobrindo uma ampla faixa de temperaturas.
Nossos RTDs são baseados em um elemento de filme fino que garante boa durabilidade e tempo de resposta rápido.
3. Termopares: Apropriados para temperaturas bastante altas e muito estáveis mecanicamente. Sensor Integrado de Temperatura do LM-35:
O LM-35 é um sensor de circuito integrado que pode ser utilizado para medir a temperatura com uma saída eléctrica proporcional à temperatura ( em o C ).
Características:
A Temperatura é medida com mais precisão do que usando um termistor. O circuito do sensor está selado e não está sujeita a oxidação.
O LM-35 gera uma tensão de saída mais elevada do que os termospares e