Controle de Temperatura
TEMPERATURA
RESUMO
O controle de temperatura é uma das etapas (entre outras) necessárias em diversos processos industriais. No meio fabril, geralmente existem equipamentos conhecidos como controladores de temperatura que apresentam uma arquitetura fechada e muitas vezes pouco intuitiva para sua utilização, além de um alto custo de aquisição. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo microcontrolado e apresenta como vantagens: baixo custo, fácil manutenção e maior integração entre ensino e prática. O projeto consiste em um sistema de controle de temperatura, onde uma resistência aquece o ar que é circulado por uma câmara a uma temperatura pré-determinada ou um perfil de temperatura. Para o desenvolvimento do projeto foi feito inicialmente um estudo teórico sobre o controle a ser utilizado e os circuitos do projeto, resultando em uma análise do comportamento do sistema através de um experimento prático que validam conhecimentos adquiridos na teoria, fornecendo informações essenciais para a construção de um protótipo didático para estudos sobre controle de temperatura.
Palavras-chave: controle, temperatura, protótipo.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, os sistemas de controle automáticos têm assumido uma importância crescente no desenvolvimento e avanço da tecnologia. Praticamente todas as atividades envolvidas no nosso dia a dia, são efetuadas por algum tipo de sistema de controle. Estes são encontrados em abundância em setores da indústria, tais como controle de qualidade e fabricação de produtos, linhas de montagem automática, controle de ferramentas, tecnologia espacial e de armamento, sistemas de transporte, sistemas de potência, robôs e muitos outros (OGATA, 1998).
O controle, na escala tecnológica, assume um papel primordial e decisivo dentre os modelos e processos existentes, sejam eles simples, modestos robustos ou de estrema complexidade no plano de ação,