relatório de panificação
CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE CEREAIS
PROF: GRAZIELLE MARTINAZZO
ACADÊMICA: SANDRA FONTANA
AULA PRÁTICA DE PANIFICAÇÃO
SÃO MIGUEL DO OESTE, JUNHO DE 2014. INTRODUÇÃO
O principal ingrediente na panificação é a farinha de trigo. Existem farinhas de muitos tipos, com características diferentes, usadas para produtos específicos. As mudanças na composição do trigo são muitas devido às diferenças entre as condições de solo e de clima das diversas regiões onde o grão é plantado.
Para a fabricação de pão, a farinha de trigo deve possuir consistência dura, já que se faz necessário o uso de uma farinha mais forte, classificada como Especial e tipo 1 com cerca de 12% de proteína.
Suas principais características: é extraída da parte ao redor do centro do grão do trigo, apresenta uma coloração clara, poucas pintas, possui granulometria mais fina, absorve boa quantidade de água e é usada na produção de pães.
O pão é um alimento fundamental e a sua riqueza nutricional tem um impacto importante na dieta humana, pode ser produzido com matérias-primas tradicionais ou alternativas tais como: farinhas de trigo, milho e centeio, mas também farinhas de amendoim ou de amaranto, diferentes óleos vegetais e ainda ingredientes como sementes de sésamo ou pedaços de banana.
Objetivo
O objetivo da aula foi aprender a fazer pão caseiro, pão integral e pão francês através de meios tecnológicos.
Objetivos específicos:
-Aprender as etapas da fabricação dos pães;
-Compreender os ingredientes utilizados;
-Elaborar um relatório que explicite o processo e sua evolução.
Metodologia
O relatório em questão trata-se de uma aula prática experimental desenvolvida no laboratório de tecnologia de alimentos da Universidade do Oeste de Santa Catarina, localizada no bairro Agostini, em São Miguel do Oeste-SC, no dia 04 de Junho de 2014.
MATERIAL
FORMULAÇÃO
Pão Caseiro
Ingredientes % Quantidade
Farinha