Propriedades dos gases
Conceito de gás:
“Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme” [1]. Ao se estudar o comportamento de um gás deve-se considerar que seu comportamento é ideal, ou seja, obedece às leis dos gases ideais de Boyle, Charles e Gay-Lussac.
As variáveis usadas para constatar certos comportamentos de gases são: a massa, o volume, a pressão e a temperatura, sendo que a pressão e a temperatura são as mais importantes, já que ao se mencionar o volume ou a massa de um gás, só tem sentido se também fornecermos a temperatura e pressão em que o mesmo se encontra. A massa de um gás está relacionada ai fato de que as leis dos gases ideais se aplicam a gases com massa constante, onde há somente uma variação isocórica, isobárica ou isotérmica.
Um gás tem como características moléculas em movimento contínuo, e quando entra em contato com uma superfície, exerce uma pressão, que nada mais é do que o choque das suas partículas com a superfície do local que o contém. [1] O mesmo possui uma densidade menor do que sólidos e líquidos em certa igualdade de massa, e devido ao seu volume ser muito maior a sua densidade será baixa.
“O volume ocupado por um gás é simplesmente o espaço em que as moléculas do gás são livres de se mover” [2], ou seja, o volume de um gás equivale a um volume do recipiente em que o mesmo está contido. Já a pressão define-se como uma área onde existe uma força aplicada, entre essas duas variáveis existe um efeito da pressão no volume de um gás, em que a lei de Boyle consegue explicar. A pressão também pode ser definida como sendo o resultado das colisões das moléculas gasosas com as paredes do recipiente onde o gás está contido.
A temperatura de um gás é a medida do grau de agitação das moléculas de um gás. “A temperatura constante, o volume ocupado por uma determinada quantidade (número de mol) de um gás é inversamente proporcional a sua pressão” [2], ou seja,