015646480132

2082 palavras 9 páginas
CORRENTES TROCADAS

PROJETO EDUCAÇÃO NAS PRISÕES

PÚBLICO ALVO: REEDUCANDOS DO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ATIBAIA - EJA

PROFESSORAS ENVOLVIDAS: Maria Cristina de Moraes, Marcela Torres Bueno Moreira, vera lúcia de souza, Tatiana Fernanda C. de Souza e Olindina Alves Santana.

Temática: Ressocialização, Ludicidade e Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

Lembrai-vos dos encarcerados, como se vós mesmos estivésseis presos com eles. E dos maltratados, como se habitásseis no mesmo corpo com eles.” (Hb 13, 3)

A reintegração se faz através de um projeto de política que tenha como finalidade recuperar os indivíduos apenados para que estes possam, quando saírem da penitenciária, serem reintegrados ao convívio social. As penitenciárias no Brasil encontram-se num estado preocupante onde faltam muitas vezes as condições mínimas necessárias para se tratar da recuperação desses indivíduos.

Partindo desse principio, a apresentação do seguinte projeto, baseado no filme “A corrente do Bem”, dirigido por Mimi Leder, é mais do que uma produção cinematográfica. Não são apenas ótimos atores e atrizes interpretando um simples papel. É a bela história de um garoto que acredita conseguir melhorar o mundo que vivemos. E ele consegue!

RESENHA

Eugene Simonet (Kevin Spacey) é professor de Estudos Sociais em uma escola típica americana, com problemas de violência e bullying. Trevor (Haley Joel Osment) sofre com o alcoolismo de sua mãe (Helen Hunt) e o abandono de seu pai. O professor Simonet propõe um desafio aos alunos: pensar em algo para melhorar o mundo e colocar em ação.

Diante das ideias infantis, porém comuns a estudantes da 7ª série, Trevor apresenta uma ideia um tanto quanto inteligente. Até mesmo Simonet fica surpreso! Considerando que se uma pessoa ajudar três pessoas, essas outras três pessoas ajudarem outras três pessoas, e assim por diante, o mundo poderá ser muito melhor pra se viver. O que pode ser verdade!

Como assim dizia o projeto, Trevor

Relacionados