Projeto De Incentivo A LEITURA E A ESCRITA
Alexandro Lima Viana 1*, Samara Bezerra Xavier 2
1 Pós-graduado em Gestão e Coordenação Escolar, FTDR - Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro.
Escola Municipal de Tempo Integral José Carvalho.
2 Pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará.
Escola Municipal Professor Francisco Maurício de Mattos Dourado.
alexandro.viana@hotmail.com; samarabx@yahoo.com.br
Palavras-chave: Ludicidade. MC Bolinha. Leitura. Escrita. Aprendizagem.
Eixo Temático: ET3 - Alfabetização, leitura e escrita.
Resumo
O diagnóstico preliminar identificou a defasagem de 85% da turma nas competências leitora e escritora. Como forma de facilitar a aproximação dos alunos aos conteúdos linguísticos, foi utilizado um recurso pedagógico lúdico.
Desta forma, apresentamos à turma a proposta de inserir um mascote, como forma de motivar a aprendizagem. A criação da identidade do personagem ficou por conta dos alunos que, em votação, o nomearam MC Bolinha.
A rotina da sala de aula foi planejada de forma a adaptar espaços e reservar tempo para a realização das atividades, inclusive com o empréstimo de livros e diversos gêneros textuais para leituras domiciliares. Os alunos foram incentivados, à medida em que avançavam. O principal prêmio consistiu na conquista do troféu: o smile, uma bola de borracha personalizada. Outro recurso de motivação utilizado foi a monitoria, que dava a condição aos estudantes que progrediam, de auxiliarem colegas com dificuldades.
O acompanhamento semanal foi feito com um instrumental autoavaliativo, onde eram inseridos ícones com a simbologia de um smile, que poderia ter representação de um sorriso, em caso de avanço, ou fisionomia séria, no caso de evolução insatisfatória, em relação à leitura anterior.
O foco principal do projeto foi estabelecido em cima da aquisição da competência leitora, embora a produção escrita também tenha merecido destaque.
A avaliação foi sistemática,