Leitura e escrita
Projeto: O trabalho em conjunto, do gestor, do professor de língua portuguesa e do bibliotecário para o incentivo da leitura e escrita no ambiente escolar.
Proponente: Maria aparecida de Matos Migliorini
Curso: Gestão Escolar Pólo de: Engenheiro Beltrão
Linha de Pesquisa: Ética, educação e cidadania
2. Formulação do problema
Dada à importância da leitura e da escrita, bem como o seu incentivo no ambiente escolar e, sabendo que é um desafio resgatar o gosto pela leitura e a escrita, uma vez que o avanço tecnológico desvaloriza o papel deste tão importante instrumento de construção do sujeito e de sua visão e mundo.
Não é e não tem que ser responsabilidade apenas do professor de língua portuguesa a formação de sujeitos leitores, e sim de toda instituição escolar. Nesse sentido este projeto propõe a parceria entre Gestor, Professor e bibliotecário a fim de contribuir significativamente para que a leitura e escrita estejam inseridas na vida do aluno e façam parte de sua construção humana e crítica.
3. Justificativa
O trabalho de leitura colabora para a formação crítica do educando. Ler é uma prática social que envolve criticidade e reflexão.
Partindo deste principio a escola enquanto instituição mediadora do conhecimento deve proporcionar leituras que leve o educando a refletir contrapondo temas lidos com sua vida, posicionando-se criticamente sobre os mesmos. É necessário que a educação bem como cada instituição escolar pense em um ensino de leitura, que considere o leitor como um sujeito capaz de interagir com as leituras por ele realizadas, tendo como ponto de partida a realidade e as necessidades dos mesmos. Quando o aluno consegue interagir com a leitura e produzir uma escrita a partir dela, a possibilidade de busca de novas leituras e de outras tentativas de escrita é mais provável.
O leitor é um participante ativo do processo de leitura e escrita e exerce o papel de sujeito