Massagem Terapeutica
Massagem Terapeutica
- Dados históricos
- Efeitos da Massagem
- Meridianos
- Glândulas endócrinas
- Chakras
- Sistema Esquelético / Axial e Apendicular/ Muscular
- Sugestões Básicas para uma boa Massagem
- Ficha de Anamnese
- Manobras de Massagem
- Conhecimentos gerais: música, aromaterapia, cromoterapia, reflexologia
- Bibliografia
DADOS HISTÓRICOS
Dentre todas as terapias, a massagem é a mais elementar e a mais antiga. Sua história e evolução remontam as mais antigas épocas da vida humana sobre a terra.
A primeira massagem realizada pelo homem aconteceu quando este instintivamente esfregou sua pele para aliviar a dor de um traumatismo qualquer, e até mesmo entre as civilizações pré-colombianas, temos escritos que falam de massagem.
Foram os gregos e os romanos, sem dúvida, grandes conhecedores e praticantes de massagem, que a indicavam nos esportes e nos tratamentos das doenças. No ocidente, durante longo período, desde a Idade Média até final do século XIX, esteve à massagem esquecida e obscura, praticada somente por curiosos e leigos. Não merecia atenção dos médicos que nela não reconheciam valor terapêutico. Foi o Dr. Henry Pair Ling, no final do século passado, que reintroduziu a massagem, como recurso terapêutico nos meios de todo o mundo.
Atualmente o reconhecimento de que a massagem possui grandes virtudes terapêuticas, possibilitou a ampliação de seu ensino e criou novos departamentos em todos os hospitais modernos.
Definição: Massagem é a linguagem do tato. Podemos defini-la como sendo um conjunto de toques exercidos sobre o corpo com fins terapêuticos, desportivos estéticos, emocionais, lúcidos ou sexuais.
EFEITOS DA MASSAGEM
Agindo sobre a pele e órgãos profundos, a massagem tem dois tipos principais de efeitos: um efeito indireto, psicológico, filosófico, de repercussão geral, e um de efeito direto, muscular, mecânico, de