Leitura e escrita
O domínio da leitura é uma atividade de muita importância para o crescimento na vida de qualquer pessoa. É através dela que conseguimos compreender e interagir com o mundo a nossa volta. O hábito da leitura nos permite realizar com desenvoltura as atividades que colaboram para o nosso crescimento pessoal e intelectual e ainda capacita-nos a agir de forma ativa e critica na sociedade em que vivemos.
No âmbito escolar, podemos perceber que ainda há muitas dúvidas e discussões a cerca do ensino de leitura nas séries iniciais, pois muitos professores se formaram há muito tempo e não se reciclam afim de acompanhar as novas teorias e concepções sobre língua e ensino. Tem-se observado em muitos estabelecimentos de ensino que os alunos apresentam dificuldades em ler, reconhecer e interpretar textos em língua portuguesa pela forma como a leitura é processada na escola, desconsiderando-se, muitas vezes, os gêneros textuais que os alunos de fato têm contato no seu cotidiano. Muitos professores, por falta de conhecimento das teorias dos gêneros ou por ignorarem sua relevância, ainda trabalham a leitura de forma descontextualizada. Considerando a relevância social da leitura, Sole (1998, p. 18) afirma que:
Poder ler, isto é, compreender e interpretar textos escritos de diversos tipos com diferentes intenções e objetivos contribui de forma decisiva para a autonomia das pessoas, na medida em que a leitura é um instrumento necessário para que nos manejemos com certas garantias em uma sociedade letrada.
De acordo com esta citação é visto que a escola é o lugar que se aprende a ler e desenvolve o gosto pela leitura e nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve-se dar uma atenção especial ao ensino de leitura. Despertar o prazer pela leitura, bem como desenvolver estratégias que facilitem a leitura e garantir que a criança torne-se um adulto letrato e preparado para agir de forma crítica e significativa na sociedade.
utilizando-se de textos como "desculpa"