Mol Cula De RNA
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro em Bioquímica 10 comentários
O filamento simples da molécula de RNA.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
Portanto, na composição dessa molécula, com diferença a de DNA que possui fita dupla, substituindo a base pirimidina timina, encontra-se presente a uracila.
Dessa forma, durante a síntese do filamento de RNA, no instante em que o DNA se despolimeriza e a dupla fita se abre, o nucleotídeo complementar à adenina ao invés de sua conjugação com a timina (por meio de pontes de hidrogênio), combina-se com a uracila.
OS TIPOS DE RNAs
Existem três tipos básicos de molécula de RNA, cada um com função específica durante o processo de tradução (produção de proteínas), sendo:
RNA mensageiro (RNA-m) → este filamento carrega consigo uma seqüência de bases nitrogenadas (código), que será determinante durante a sua tradução e a exatidão da ordem de aminoácidos de uma proteína;
RNA transportador (RNA-t) → é o filamento que possui seqüência específica de bases nitrogenadas (anticódon / trinca de bases), responsável por transportar o aminoácido ao correspondente códon no RNA-m.
RNA ribossômico (RNA-r) → é o filamento que, associado a um complexo de proteínas, realiza a leitura do RNA-m, permitindo a reciprocidade entre o códon e o seu respectivo anticódon, proporcionando a síntese das proteínas.
Uma unidade traducional, formando o conjunto: uma molécula de RNA-m, distintos RNA-t e vários RNA-r aderidos a este mensageiro, podem iniciar sequencialmente a tradução de uma mesma proteína, recebendo a denominação de polissomo.
Assim, é possível compreender que através da mediação dos diferentes tipos de RNAs, formados a