APS Concreto
Douglas Guedes da Silva a, Émerson Vieira Gomes a, Luís Alberto Moura a a Bacharelado em Engenharia Civil
Professor Supervisor da APS
Bacharel e mestre em administração pela
Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em administração pela
Universidade Federal do Rio Grande do
Sul: Uiara Gonçalves de Menezes
Palavras-chave:
Inovação, Sustentabilidade, Meio
Ambiente.
Resumo
Na atualidade a construção civil é um dos setores que mais desperdiça recursos naturais. Os resíduos de obra na maioria das vezes são gerados por algumas deficiências no processo de execução das construções, sejam por falhas, omissões na elaboração dos projetos ou ineficiência na manipulação por parte da mão de obra, além da substituição de componentes pela reforma ou reconstrução.
O estudo demonstra a importância social, econômica e ambiental do reaproveitamento dos resíduos de concreto, proveniente de sobras em obra que retornam para as centrais dosadoras. Dentro disso são demonstrados os benefícios socioambientais que a gestão ambiental que tem por fundamento o conjunto de procedimentos que visam a conciliação entre desenvolvimento e qualidade ambiental, traz para a empresa quando aplicada na indústria do concreto. O estudo de caso foi executado em uma empresa de referencia no ramo na cidade de
Porto Alegre, e ilustra resultados alcançados pela companhia.
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico da humanidade foi inigualável em nenhum outro período histórico foram feitas tantas descobertas, em todos os campos da ciência, gerando uma incrível capacidade de produção e de controle de elementos naturais. No entanto, também é o período histórico em que o ser humano gerou os meios que podem levalo a extinção. (DIAS, 2011).
Dias afirma que o processo que ora está em curso, de
contaminação excessiva do meio ambiente natural foi acelerado com a revolução industrial e
sua