Projeto de avaliação de desempenho
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO II
PROF: ANA CLAUDIA COELHO
LENA BARROS DA COSTA FIEGE
LUANDA ALENCAR VIANA MENEZES
PROJETO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
FORTALEZA-CE
MAIO – 2012
1. OBJETIVO DA AD
O objetivo maior da Avaliação de Desempenho, como seu nome já diz, é avaliar o desempenho das pessoas. Muitas vezes as organizações não estão desempenhando tão bem quanto poderiam e não sabem o motivo. A avaliação de desempenho serve exatamente para apontar o gap entre o desempenho desejado dos colaboradores e o desempenho real. No entanto, é importante salientar que ela não tem o objetivo de definir quem deve ser desligado ou promovido, mas sim de promover o desenvolvimento humano, através da descoberta de talentos e potencialidades, da identificação das áreas que precisam de aperfeiçoamento, do posicionamento do colaborador em uma área onde ele possa render mais, dentre várias outras possibilidades.
Segundo Chiavenato (2000), a Avaliação do Desempenho é um procedimento que avalia e estimula o potencial de desenvolvimento futuro dos funcionários na empresa. Ela tem um caráter de orientar, uma vez que redireciona os desvios, assinala as dificuldades e promove incentivos em relação aos pontos fortes. Podem-se destacar como principais objetivos da avaliação de desempenho o fato de permitir condições de medição do potencial humano no sentido de determinar aplicações, fornecendo oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação dos funcionários da organização, visando, de um lado, os objetivos organizacionais e, de outro, os objetivos individuais.
2. TIPO DE AD
O tipo de Avaliação de Desempenho utilizado será o tradicional. Segundo Chiavenato (1999) nesse tipo de AD cabe ao gestor avaliar o desempenho dos seus subordinados. Para isso, ele