Resumo da ABNT 15575 Norma de Desempenho
A Norma Brasileira ABNT NBR 15575, sob o titulo geral “Edificações Habitacionais – Desempenho” tem previsão de conter as seguintes partes
Parte 1: Requisitos gerais;
Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais;
Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;
Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE;
Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;
Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.
A NBR 15575 foi estabelecida com o objetivo de buscar atender aos requisitos dos usuários, que, neste caso, referem-se aos sistemas que compõem as edificações habitacionais, independentemente dos materiais utilizados e do sistema construtivo empregado.
Esta Norma foca nos requisitos dos usuários para o edifício habitacional e seus sistemas, quanto ao seu comportamento em uso e não na descrição de como os sistemas são constituídos
O desempenho é estabelecido de maneira comum e universalmente pensada baseada Nas definições de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais permitem o acompanhamento de seu atendimento.
As Normas anteriores utilizam requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos, procurando atender aos requisitos dos usuários de forma indireta, no caso da NBR 15575, relata os requisitos dos usuários em requisitos e critérios, e complementam as Normas passadas, sem substituí-las. O uso simultâneo de ambas as Normas busca atender aos requisitos dos usuários com soluções técnicas adequadas. Em caso de conflito ou diferença de critérios ou métodos entre as Normas, considera-se atender aos critérios mais rigorosos.
A NBR 15575 aborda conceitos como a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários, que não foram considerados nas Normas anteriores especificas.
Edificações Habitacionais – Desempenho
Parte 1: Requisitos gerais
Escopo
A ABNT NBR 15575 estabelece