Projeto contra incendio e panico
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DA CERÂMICA LIVRAMENTO
TERESINA
MARÇO DE 2013
PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DA CERÂMICA LIVRAMENTO
TERESINA
MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A prevenção de incêndios é o conjunto de normas e ações adotadas na luta contra o fogo, procurando a forma de eliminar as possibilidades de sua ocorrência, bem como de reduzir sua extensão, quando ele se torna inevitável, mediante o auxílio de equipamentos previamente estudados, racionalmente localizados, e com pessoas habilitadas a utilizá-los [1].
O fogo é definido segundo a NBR 13860 como sendo o processo de combustão caracterizado pela emissão de calor e luz. Inicialmente, foi criada a teoria conhecida como Triângulo de Fogo (fig.1) que explicava os meios de extinção do fogo pela retirada do combustível, do comburente ou do calor.
Figura : Triângulo de Fogo.
Com a descoberta do agente extintor “halon”, foi necessário mudar a teoria, a qual atualmente é conhecida como tetraedro do fogo (fig.2). A interpretação desta figura geométrica espacial é: cada uma das quatro faces representa um elemento do fogo – combustível, comburente, calor e reação em cadeia – e devem coexistir ligados para que o fogo se mantenha [2].
Figura : Tetraedro do Fogo.
Em um incêndio outro fator importante é o estado de pânico, onde nesse estado as pessoas têm reações diferentes diante de situações adversas, em caso de sinistros, quando se sentem ameaçadas em sua integridade física. O comportamento mais frequente é a tensão nervosa ou estresse, e não a reação de medo e que foge ao controle racional. Normalmente, as pessoas demoram a reagir diante de uma situação de incêndio, como se estivessem paralisadas nos primeiros minutos, não acreditando que estejam sendo