Proteção contra LER e DORT
O processo de adoecimento dos trabalhadores tem relação com o modo de trabalhar, principalmente em função das exigências do mercado. De olho nos lucros, o capital prioriza a diminuição dos custos de produção, redução do emprego e o aumento da produtividade. Para isso introduz novas formas de organização, tecnologia e equipamentos desprezando as consequências para a saúde de quem trabalham.
Na pratica, isso tem significado a limitação da autonomia dos trabalhadores sobre os movimentos do próprio corpo e redução de sua criatividade e liberdade de expressão com a execução de atividades repetitivas por tempo prolongado. As DORT são formas de adoecimento relacionadas a esse trabalho.
Para prevenir essas lesões é preciso conhecer a fundo o processo de trabalho – suas particularidades, detalhes de cada local e função – e mudar a forma como ele é executado e estruturado.
A empresa em estudo foi fundada há 30 anos e se refere a uma indústria cerâmica, localizada no estado do Piauí, na cidade de Teresina.
A Cerâmica Santa Maria é uma empresa de tradição no setor da construção civil e consiste numa indústria fabricante de variados tipos de tijolos e lajotas, isto é, transforma argila vermelha extraída de área própria em produto cerâmico, sem passar por nenhum processo de beneficiamento (só faz a transformação da argila).
Possui em torno de 50 funcionários, em sua maioria funcionários antigos que adquiriram experiência pelo tempo de trabalho. Aproveitando-se da capacidade de inovação de seus funcionários, a empresa sempre busca um crescimento consistente e sustentável, com perfil dinâmico, aproveitando as constantes mudanças do setor e adequando seus produtos às mudanças do mercado.
2. OBJETIVOS
O trabalho tem como objetivo analisar todos os processos da empresa e elaborar um projeto para extinguir ou amenizar o numero de ocorrências de DORT nos colaboradores.
3. METODOLOGIA
O