Projeto Caixa de Agua Automatizada
O controle de nível de líquidos é muito importante em processos industriais e ambientais. Em muitos casos um controle preciso e eficiente é fator determinante para o sucesso produtivo. Dessa forma, obter modelos de controle automáticos é muito interessante. Além das indústrias, outros setores como o residencial e agropecuário, podem ser beneficiados com sistema que reduza os possíveis erros causados por um controle manual dos processos que envolvam líquidos. Partindo deste principio, nesta monografia é apresentado um modelo de controle de nível de líquidos utilizando um Arduino. A linguagem utilizada é a Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os resultados obtidos mostram que o controle automático de nível de líquido feito por um Arduino é satisfatório e adequado.
INTRODUÇÃO
A Informática Industrial tem evoluído com grande velocidade devido à constante evolução e aprimoramento das tecnologias, que movimenta e impulsiona os profissionais a buscarem conhecimentos que os tornem mais versáteis para se adequarem às necessidades das empresas, que a cada dia buscam melhores respostas como qualidade, flexibilidade, rapidez, eficiência, redução de custos e precisão para atender aos interesses dos clientes, cada vez mais exigentes.
Neste contexto, o Arduino atende aos requisitos necessários ao aumento da produtividade, pois são equipamentos que se adequam rapidamente às mudanças necessárias, suportam as grandes adversidades encontradas em ambientes industriais. Além disso, as operações feitas por controle informatizado são mais eficientes e de maior qualidade do que as manuais. Por isso, levando em consideração fatores econômicos e sociais, encontram-se a grande motivação para o desenvolvimento de sistemas automáticos.
O Arduino é um dispositivo com diversas aplicações na automação e sua estrutura é similar à de uma placa de circuitos, possuindo unidade central de processamento, memória e barramento de dados.