reuso de agua
01. Introdução
Este estudo de caso, visa apresentar os critérios adotados no desenvolvimento do projeto de irrigação automatizada para atender as áreas de paisagismo determinadas no projeto padrão da Escola de Ensino Profissional e comparar um novo método para melhor aproveitamento de água e melhor conservação do solo através do sistema de eco drenagem.
A captação da água da chuva vem ao encontro da busca de soluções para duas questões principais relacionados à água:
- Diminuição da demanda de água de abastecimento, pelo armazenamento da chuva em cisternas ou reservatórios;
- Diminuição dos picos de volume de água nos leitos dos rios, mediante a retenção temporária dos volumes de água da chuva, captados nas superfícies impermeáveis dos lotes e armazenados em reservatórios, diminuindo com isto a magnitude das enchentes urbanas.
02. Revisão Bibliográfica
Tivemos acesso aos memoriais descritivos, sondagem do solo e aos projetos da obra, onde podemos fazer um estudo na melhoria do sistema de irrigação com o sistema de eco drenagem, que é um sistema de cisterna modulada, para reaproveitamento da água da chuva, utilizado em reservatório de água contra incêndio, reservatório de água industrial e pode ser instalados sob jardins estacionamentos ou pavimentos permeáveis.
03. Materiais e métodos
1. Descrição Do Sistema Já Usado
1.1 Abastecimento
O abastecimento da cisterna poderá ser proveniente do reuso do sistema de coleta de águas pluviais,águas cinzas, poço ou rede pública de abastecimento, conforme padrão adotado pela localidade onde será implantada a Escola. A qualidade da água deverá obedecer aos padrões mínimos exigidos pela legislação ambiental, bem como o tipo de vegetação adotada no paisagismo.
1.2 Parâmetros Hidráulicos Adotados
A distribuição da tubulação e o estudo hidráulico como: velocidade da água, perda de carga, características dos aspersores, determinaram a pressão necessária para o