Reuso da agua
Curso de Engenharia Mecânica. 1º Período B
Proposta de Pesquisa Acadêmica Reuso da Água
Leonardo de Paula Carelli-201220400
Ricardo Pereira Barbosa-201220419
Willian de Oliveria Fortini-201220434
Reinaldo
Orientadora: Sandy Sampaio
Reuso da Água
Leonardo de Paula Carelli
Ricardo Pereira Barbosa
Willian de Oliveria Fortini
Reinaldo
Projeto de Pesquisa do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Volta Redonda.
Sumário
1 INTRODUÇÃO---------------------------
2 RESUMO
INTRODUÇÃO: Conceito de Reuso
O reaproveitamento ou reúso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não.
- Reúso indireto não planejado da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).
- Reúso indireto planejado da água: ocorre quando os efluente depois de tratados são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico. O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outro efluentes que também atendam ao requisitos de qualidade do reuso objetivado.
- Reúso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados,