Patrimônio Histórico
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR PATRIMONIO HISTÓRICO
SÃO PAULO – 2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – FACULDADE SUMARÉ
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR
CURSO – LICENCIATURA HISTÓRIA
Andréa Fratucci
Bruno Frav
Gina Silvana
Rubia Rios
SÃO PAULO - 2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – FACULDADE SUMARÉ
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Trabalho ministrado pelo Professor Uiran Gebara da Silva – teve por finalidade levar ao conhecimento de todos, o campo de atuação do historiador, que tipo de trabalho pode ser feito,quantas são as opções de trabalho e os melhores locais para esse trabalho.
Que tipo de publico ele pode alcançar e o enriquecimento histórico que as pessoas podem e devem absorver.
Agradecemos a oportunidade e o conhecimento neste projeto, mas principalmente o conhecimento e a direção concedida pelo Professor Uiran.
INTRODUÇÃO
A preocupação com a proteção e preservação do Patrimônio Cultural brasileiro começou a tomar forma no inicio do século XX com as denuncias feitas pelos intelectuais modernistas da cidade históricas em caso de abandono e descaso. Ao longo do século XX houve medidas governamentais que criaram instituições responsáveis pela preservação salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro – em 1937 foi criada a SPHAN, atualmente chamada de IPHAN, assim, no caso do Estado de São Paulo, por exemplo, a criação de um órgão de Defesa do Patrimônio deve-se a embates políticos e o governo federal, pois esta elite buscava ser representada na identidade nacional.
O estado de São Paulo foi pensado e elaborado durante a primeira metade do século XX e efetivado no ano de 1969 – pois os intelectuais da época defendiam que a historia de São Paulo estaria imbricada com à historia do Brasil.
Em analise que