Cryptosporidium
Resumo
Este trabalho apresenta os elementos que constituem o aperfeiçoamento de imagens biológicas com a finalidade de facilitar e tornar mais prático o trabalho do técnico responsável pela detecção do protozoário Cryptosporidium parvum. Desta forma será possível desenvolver um padrão de qualidade de excelência de forma prática e barata que atenda toda a sociedade de forma geral e com isso será possível suprir a carência das engenharias física, social e humana, com a técnica desenvolvida, com a sociedade beneficiada e com a melhoria e agilidade do trabalho do técnico responsável pelo diagnóstico respectivamente.
Para isso serão utilizadas técnicas computacionais próprias que envolvem conhecimento nas áreas de ciências exatas aplicadas.
Palavras Chave: Imagens biológicas, Cryptosporidium parvum, Engenharias Física, Social e Humana.
Introdução
Justificativa
A demanda por uma melhor técnica de análise clinica das águas que chegam às residências é cada vez mais foco de pesquisa de vários centros tecnológicos ao longo do mundo, principalmente decorrente de micro-organismos nocivos a saúde do ser humano. Desta forma o recurso computacional, através de processamento de imagens é uma alternativa de rendimento alto e custo baixo.
Desenvolvimento
Problema
Neste projeto de processamento de imagens biológicas, a idéia principal é de: através de imagens fotográficas capturar os oocistos (larvas de parasitas) do Cryptosporidium parvum (espécie mais patogênica e com maior freqüência nas infecções humanas). Esses oocistos em altas concentrações no intestino humano causa uma doença chamada criptosporidíase. A criptosporidíase é uma infecção causada por um protozoário parasitário que ataca as células epiteliais das vias gastrointestinais, biliares e em casos mais graves as vias respiratórias.
A contaminação ocorre principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos