Trefilação de Fios Metálicos -Arame
Resumo: Os objetivos propostos por esse relatório é dar uma introdução sobre arames e suas funções e explicar como quais os motivos e beneficios de se usar um linha de produção automatizada nessa produção e também de especificar os materiais e equipamentos utilizados na confecção do arame e mostrar seu processo de fabricação e de armazenamento do fio.
1. INTRODUÇÃO
Arame é um fio metálico resultado da trefilação de um metal e tem varias funções na sociedade atualmente. Há varios tipos de arame e os principais tipos desse fio são arame laminado, arame concertina, arames farpados e arame tubulares.
Figura 1. Exemplo de um arame laminado no topo de uma cerca de rede
Os arames podem ser especiais ou comuns, com um diâmetro que varia de 0,02mm a 5mm tendo diversas aplicações, como aparelhos ortodônticos, fios elétricos, fabricação de escovas industriais, cordoalhas, cabos, fabricação de molas, entre outros. Como se nota os arames são muito utilizados na sociedade.
Como o arame é um produto de alta demanda, como foi visto, possui um projeto de vida estável, já que não há variação de suas ações pelos compradores e como possui uma longa vida util analisou-se que é altamente recomendado a utilização de uma linha de produção automatizada para esse produto e assim o processo ganha beneficios consideraveis como a baixa quantidade de mão de obra direta, alta taxa de produção, baixo custo do produto, já que o custo do maquinário é distribuido ao longo de uma alta quantidade de produtos.
2. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
A matéria-prima para o processo de trefilação é um produto na forma de arame (ou barra ou tubo) obtido pelo processo de extrusão (para metais não-ferrosos) ou pelo processo de laminação (para materiais ferrosos e não-ferrosos). Os materiais desse arame são metais como carbonetos sinterizados(sobretudo WC), vidia, metal-duro (para fios de diâmetro maior que 2 mm),