Trefilagem e Extrusao
Processos Discretos de Produção
Aluno: Filipe Machado Neme
1 – Que tipos de produtos podem ser obtidos pelos processos de trefilação e de extrusão?
Extrusão - Por esse processo são fabricados barras cilíndricas, tubos e materiais com formas de secção transversal irregular. A indústria automobilística utiliza esse processo na fabricação de invólucros de velas de ignição, capas de juntas esféricas, pinos de pistões, porcas de rodas, etc.
Trefilação - Também chamado de estiramento, esse processo é aplicado em fios e arames. Produz fios de aço, condutores elétricos, tubos e microtubos.
2 – Qual a diferença mais importante entre esses dois processos?
Extrusão - Nesse processo de conformação mecânica, um bloco de metal é forçado a passar através do orifício de uma matriz sob alta pressão, de modo a provocar a redução de sua secção transversal.
Trefilação - é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da seção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material. Consiste na tração da peça através de uma matriz chamada fieira ou trefila.
De modo geral na extrusão o material é empurrado e não trefilação puxado.
3 – Quais são as zonas em que se divide uma fieira?
A fieira é o dispositivo básico da trefilação, e compõe todos os equipamentos trefiladores.
Sua geometria é dividida em quatro zonas: de entrada; de redução (ά = ângulo de trefilação); de calibração (zona cilíndrica) e de saída.
4 – Cite as principais vantagens do processo de trefilação.
Dentre as vantagens do processo de trefilação podemos destacar:
- o material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo;
- a precisão dimensional obtenível é maior do que em qualquer outro processo, exceto a laminação a frio, que não é aplicável às bitolas comuns de arames;
- a superfície produzida é uniformemente limpa e polida;