Extrusao
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATERIAL DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
HILDEGARDO WILLIAM
EVANDRO PEREIRA RANGEL BRAGA
ROBERTO CAROLINO JUNIOR
DALBERT ALMEIDA DE ARAUJO
VT – PROCESSO DE EXTRUSÃO E TREFILAÇÃO
Juiz de Fora
2015
HILDEGARDO WILLIAM
EVANDRO PEREIRA RANGEL BRAGA
ROBERTO CAROLINO JUNIOR
DALBERT ALMEIDA DE ARAUJO
VT – PROCESSO DE EXTRUSÃO E TREFILAÇÃO
Dissertação apresentada à Disciplina de MATERIAL DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO como parte dos requisitos para aprovação da disciplina.
Orientador: Prof. Leandro Alves Rezende
Juiz de Fora
2015
1-Extrusão
1.1-Definição:
A extrusão é um processo mecânicos de produção de componentes de forma semicontínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma pré determinada pela forma da matriz projetada para a peça.
Em geral a configuração das formas, chamadas de matrizes de extrusão, é transversal e vazada, mas também pode ser cheia. Em função de sua construção sólida e resistente, a geometria da matriz não se altera pelo uso contínuo, tendo assim uma vida útil longa. Os produtos extrudados tem secção transversal constante com dimensões bastante precisas, podendo no caso de peças compridas serem cortadas ou fatiadas de acordo com a necessidade de uso.
1.2-Tipos de Processos de extrusão
O processo de extrusão é executado de duas maneiras distintas dependentes da temperatura e da ductilidade. A primeira é a extrusão a quente, e a segunda extrusão a frio.
A extrusão a quente, é semelhante ao processo de injeção, onde o produto é injetado a alta pressão e temperatura numa forma vazada ou passa através de um molde de injeção contínua, tomando a forma de peça sólida semi acabada ou também a forma de vergalhão, para ser cortado (fatiado) no comprimento desejado.
A extrusão a frio é semelhante ao processo de extrusão a quente e é a ductilidade do material a ser trabalhado o