Extrusão , trefilaçao e laminação
- O que é?
- Como é o processo
-O que a extrusão produz?
- Tipo de extrusões
- Diferença de extrusão a quente e extrusão a frio
O que é?
A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma desejada pelo projetista.
Como é o processo?
A extrusão é um método muito comum que faz parte do processo produtivo de filmes plásticos, chapas, barras e peças de metal e até mesmo de alimentos. Basicamente, seu principal componente é a prensa hidráulica, ou extrusora, que irá forçar a passagem do material pela matriz e controlar o curso e a velocidade de extrusão.
As prensas mais comuns nas indústrias metalúrgicas são horizontais, e também existem prensas que realizam a diminuição do perfil externo do material gradativamente, em estágios. Na indústria alimentícia as extrusoras podem possuir ao invés de um êmbolo, uma rosca que tem a função de transportar e dar forma ao material extrudido.
O que a extrusão produz?
A extrusão produz, geralmente, barras cilíndricas ou tubos; porém, formas de secção transversais mais irregulares podem ser conseguidas em metais mais facilmente extrudáveis, como o alumínio e suas ligas. Outros materiais são também utilizados como o cobre e suas ligas, aço ao carbono, aço inoxidável e também produtos de plástico (principalmente embalagens).
Tipo de extrusão
De acordo com a temperatura o processo de extrusão do metal pode ser classificado em: Extrusão a quente ou Extrusão a frio. A extrusão a quente torna mais fácil o processo de conformação, mas a extrusão a frio permite um melhor acabamento e elimina a oxidação do material. O que irá determinar qual desses processos será usado é a ductilidade da peça (metais não muito dúcteis passam pelo processo a frio), o custo (o processo a quente é mais barato) e exigências técnicas (a alta temperatura e pressão podem ter efeitos indesejáveis sobre a peça em longo