Trabalho de serviço social 1
Introdução:
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 - Artigo I)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, atualmente é o que rege o mundo no que toca os Direitos Humanos. As divergências culturais, religiosas, políticas e sociais encontradas no mundo procuram soluções na Declaração, pois ela garante o direito individual de cada ser humano dentro de uma sociedade. Antes disso o que se recorria para explicar essas diferenças era o Relativismo Cultural, que não permitia juízo de valor de ações dentro das diferentes culturas sociais, cabendo aos outros compreenderem e respeitarem, entendendo que uma cultura não é mais importante que a outra e sim diferente, que não existe verdades absolutas e que cada um deve, antes de discordar das diferentes formas de atuação cultural, compreender e respeitar cada cultura como ela é, mesmo que assim um individuo seja sacrificado.
Direitos Humanos
Os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos, sao denominados como direitos humanos, esse conceito vem de um processo debatido ao longo da historia humana e origina-se do conceito filosófico de direitos naturais que seriam atribuídos por Deus, para explicar e entender esses direitos.
A exemplo os delarados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Naçoes Unidas e o conceito de Relativismo Cultural.
Relativismo cultural é o respeito às estruturas, diversidades e costumes dos diferentes paises do mundo, ele não permite criticar os costumes das diferentes