Trefilação, laminação e extrusão
Trefilação ou Estiramento é um processo mecânico realizado em uma condição térmica ambiente, fria ou quente, que consiste na passagem de uma barra, perfil, tubo ou fio, por uma matriz denominada fieira (dispositivo que realiza o processo de trefilação), por meio de uma força de tração, alterando o diâmetro inicial, para um diâmetro final que seja desejado. Neste mesmo processo ocorre a retirada de impurezas superficiais por meios físicos e químicos.
Geometria de uma fieira
Geometria de uma fieira
Trefilação a Frio:
Feita em metais de rede Cúbito de Face Centrado é realizada a uma temperatura bem baixa sendo o fio puxado pela tarracha da trefila fazendo com que seu comprimento aumente, diâmetro diminua e volume continue o mesmo. Após este processo o fio sofre um aumento da sua resistência mecânica e de redução da sua ductilidade (propriedade de sofrer deformações plásticas), caracterizando o denominado efeito de encruamento.
A velocidade da trefilação vai depender do material e da redução desejada do mesmo.
Trefilação a Quente:
Feita em metais de rede Cúbito de Corpo Centrado e de rede Hexagonal Compacto, exige que esses metais sejam aquecidos a uma determinada temperatura para que possam passar pelo processo de trefilagem. O material obtido recupera suas características originais após resfriado.
2
É necessário lembrar que alguns defeitos podem ocorrer em ambos processos de trefilação, são esses defeitos: rasgo na superfície, carepa muito forte, bobina mal enrolada, dimensões fora das especificações e, diferença de espessura entre as extremidades de um fio.
Entre algumas das vantagens da trefilagem estão: * O material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo; * A precisão dimensional obtida é grande; * A superfície produzida é uniformemente limpa e polida; * O processo melhora as propriedades mecânicas do material, permitindo, em combinação com um tratamento térmico