São francisco do sul
Nadiny Costacurta
1. INTRODUÇÃO A viagem a São Francisco do Sul foi realizada no dia 14 de Setembro de 2012, com saída às sete horas e trinta minutos da manhã, chegada por volta das nove horas da manhã e retorno às três horas da tarde. Com a presença de quarenta alunos do curso de Hospedagem do Instituto Federal Catarinense. A viagem técnica teve como objetivo aprimorar os conhecimentos já vistos em sala anteriormente para ambas às matérias.
2. DESENVOLVIMENTO
Uma expedição francesa com destino as Índias, buscava reparos após uma tempestade chegando assim a São Francisco, onde se encontravam índios carijós. Assim começa a história de São Francisco. São Francisco possui heranças de colonização portuguesa e é considerada a primeira povoação estável do estado de Santa Catarina sendo a terceira cidade mais antiga do Brasil. Sua vegetação é caracterizada pela presença de morros cobertos pela Mata Atlântica, com a grande presença de mangues, todos devidamente preservados. A cada metro que você anda em São Francisco você encontrará um pouco da história e de sua cultura, onde você anseia saber mais a cada passo dado.
2.1. Passeio de trem
Ao chegarmos a São Francisco, fomos recebidos por um trem, onde fomos levados a um passeio cultural. Neste passeio cultural fomos acompanhados pelo senhor Leonardo que nos contou sobre a história de São Francisco. Nas ruas temos a presença de cariocas, que ainda hoje são usadas pelos morados para uso de aguas cristalinas de fontes naturais. Antigamente eram cinco cariocas que existiam em São Francisco, hoje em dia só restam três, das quais uma se mantém preservada com a antiga arquitetura e as outras duas foram reformadas. São Francisco é cercado de histórias, e uma delas fala sobre o Leprosário que havia ali antigamente, que hoje em dias esta em ruinas, já que antigamente os leprosos que ali chegavam eram mantidos em cativeiro no Leprosário para que a doença não se alastrasse pela cidade.