Porto São Francisco do Sul
Organização Estrutura Portuária
Portos brasileiros – Porto de São Francisco do Sul
Pesquisa realizada como exigência parcial do Curso Tecnólogo em Gestão Logística Centro Universitário Estácio de Sá – Unidade Jabaquara na disciplina de Organização Estrutura Portuária.
Orientador: Professor Pierangelo
SÃO PAULO
NOVEMBRO DE 2013
Porto de São Francisco do Sul – SC
Origem
O Decreto nº 9.967, de 26 de dezembro de 1912, concedeu permissão à Companhia da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande para implantar uma estação marítima na baía de São Francisco do Sul (SC), porém a obra não foi efetivada. Em 1921, a Inspetoria Federal de Portos, Rios e Canais elaborou um projeto para a construção de instalações portuárias no local e, em seqüência, a União contratou a sua realização com o governo do estado de Santa Catarina, em 26 de outubro de 1922.
A execução sob responsabilidade do órgão estadual Companhia do Porto de São Francisco do Sul sofreu vários impedimentos, somente prosseguindo com a outorga de uma nova concessão, nos termos do Decreto nº 6.912, de 1º de março de 1941. Em 24 de novembro de 1955, o estado criou a autarquia Administração do Porto de São Francisco do Sul. Os melhoramentos previstos inicialmente se constituíram do acesso marítimo, de 334,5m de cais e de dois armazéns, sendo o conjunto entregue ao tráfego em 1º de julho de 1955.
É administrado pelo governo do Estado de Santa Catarina, através da Administração do Porto de São Francisco do Sul (APSFS), entidade autárquica criada para este fim.
O Porto de São Francisco do Sul é um Porto de múltiplo uso, configurado para a movimentação de carga geral. O destaque de movimentação é de soja em grão, farelo e óleo de soja, trigo, milho, congelados, derivados do petróleo e fertilizantes. Segmentos que o faz incomparável com os demais portos da sua região. Este privilégio o permite se classificar