São francisco do sul
2° Ano
São Francisco do Sul
São Francisco do Sul foi fundada em 1504, foi a primeira povoação criada em Santa Catarina e é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Colonizada por açorianos ainda no século XVIII. A ilha foi descoberta em 1504 pelo francês Binot Paulmier de Goneville. Em 1553 chegaram os espanhóis, que construíram a capela de Nossa Senhora das Graças, mas o povoamento efetivo da cidade só aconteceu a partir de 1658, com a chegada de Manoel Lourenço de Andrade, sua família e uma leva de escravos. Em 15 de abril de 1847, recebeu o título de cidade.
No entanto, os marinheiros franceses não apenas são bem recebidos pelos índios carijós, chefiados pelo cacique Arosca, como também encontram madeira de lei nos matos próximos, além de água potável e víveres para o reabastecimento.
Permanecem no lugar até 3 de julho de 1504, quando retornam para a França. No cume do mais alto morro deixam uma cruz de madeira, marcando sua passagem por estas terras. Ao partirem, levam junto o índio Içá-Mirim, filho do cacique Arosca, com a promessa de devolvê-lo após 20 luas, depois de ensinar-lhe a arte da artilharia.
O índio nunca mais retornou à sua terra natal, e acabou casando com uma sobrinha de Binot de Gonneville. A vinda de Manoel Lourenço de Andrade, em 1658, marcou o efetivo povoamento da região. Ele chegou acompanhado de toda sua família, de numerosos escravos, e trazendo animais e equipamentos necessários ao desenvolvimento da agricultura e pastoreio do gado. | Origem do nome | | | Ao tempo do descobrimento, os índios carijós davam à ilha o nome de Babitonga, cuja tradução significa “terra em forma de morcego”. Hoje, esta denominação identifica a grande baía de águas calmas que avança para Oeste, até o Rio Cachoeira, em Joinville.
Já o atual nome da cidade deve-se ao navegador espanhol Juan Dias de Sólis, que