Automaçao
Professor Breno Arêdes
Controladores Lógicos Programáveis
Os primeiros sistemas de automação operavam por meio de sistemas eletromecânicos, com relés e contatores. Neste caso, os sinais acoplados à máquina ou equipamento a ser automatizado acionam circuitos lógicos a relés que disparam as cargas e atuadores.
A evolução tecnológica permitiu que toda a lógica de acionamento fosse desenvolvida através de software, que determina ao controlador a seqüência de acionamento a ser aplicada em um sistema. Os CLPs são equipamentos eletrônicos de controle que atuam a partir desta filosofia.
Controladores Lógicos Programáveis
Automatizar um sistema, tornou-se muito mais viável à medida que a Eletrônica avançou e passou a dispor de circuitos capazes de realizar funções lógicas e aritméticas com os sinais de entrada e gerar os respectivos sinais de saída.
Com este avanço, o controlador, os sensores e os atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando o processo em um sistema
automatizado, onde o próprio controlador toma decisões em função da situação dos sensores e aciona os atuadores.
Controladores Lógicos Programáveis Histórico
O Controlador Lógico Programável – CLP – nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro.
Sob
a
liderança
do
engenheiro
Richard
Morley,
foi
preparada
uma
especificação de um equipamento que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos a relés, não só da indústria automobilística como de toda a indústria manufatureira.
Nascia assim um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais suas aplicações.
Controladores Lógicos Programáveis
Abaixo é