Extrusão
Tubos de metal, portas e janelas para residências e edifícios, a-rames, cabos de aço e fios elétricos são produtos tão comuns no nosso dia-a-dia que a gente nem se dá ao trabalho de prestar atenção neles.
Mas nem por isso eles deixam de ser importantes. Muito pelo contrário! Quanto mais usados mais necessários eles se tornam. Você já imaginou a vida em uma cidade, grande ou pequena, sem cabos elétricos ou telefônicos? E sem outra coisa bem simples e muito barata que todo mundo precisa usar, principalmente em um país tropical como o nosso. Que coisa é essa? É o guarda-chuva! Impossível fabricá-lo sem tubos e varetas de metal, produzidos pelos processos de conformação mecânica que estudaremos nesta aula: a extrusão e a trefilação.
Aqui você vai aprender que se a necessidade é de perfis de for-matos complicados ou, então, de tubos, o processo de fabricação será a extrusão. Por outro lado, se o que se quer fabricar, são ro-los de arame, cabos ou fios elétricos, o processo indicado é a trefilação. Fique ligado.
Extrusão: o maior empurra-empurra
Assim como a laminação, a extrusão é um processo de fabrica-ção de produtos semi-acabados, ou seja, produtos que ainda sofrerão outras operações, tais como corte, estampagem, usina-gem ou forjamento, antes de seu uso final. Como resultado disso, obtém-se uma das importantes características do produto extru-dado: seção transversal reduzida e grande comprimento.
O processo de extrusão consiste basicamente em forçar a pas-sagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz. Isso é conseguido aplicando-se altas pressões ao material com o auxílio de um êmbolo.
Trata-se de um processo de fabricação relativamente novo, se comparado com a maioria dos outros processos de conformação mecânica. As primeiras experiências com extrusão foram feitas com chumbo no final do século passado. O maior avanço aconte-ceu durante a Segunda Guerra Mundial, com a produção de grandes quantidades