extrusao
2.1 Geral Este trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado os processos de conformação mecânica através da extrusão a quente e a frio.
2.2 Específicos
De maneira mais especifica pretende mostrar:
-Extrusão;
-Processo a quente e a frio;
3-INTRODUÇÃO
Quando um metal é extrudado, ele é comprimido acima de seu limite de elasticidade em uma câmara e é forçado a escoar e adquirir a forma do orifício de saída da câmara.. Um exemplo de extrusão de todo dia é a saída da pasta de dente de um tubo deformável.
O metal é normalmente comprimido por um êmbolo ou pistão, e pode ser empurrado para a frente ou para trás, e o produto pode ser solido ou oco. A extrusão de metais apareceu na Inglaterra a partir de 1.797 na fabricação de tubos de chumbo, porém, somente em 1.900 a extrusão tomou níveis industriais. O primeiro grande incremento de utilização de perfis extrudados ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando perfis extrudados de alumínio foram produzidos em grande quantidade para utilização em componentes aeronáuticos. Com a introdução de ligas intermediárias, tratáveis termicamente na própria prensa de extrusão e de muito boa extrudabilidade, permitiu uma rápida expansão da indústria no pós-guerra.
4-DESENVOLVIMENTO
3.1-Extrusão
Processo mecânico, onde um material é forçado a passar através de um orifício de uma matriz sob alta pressão, tendo sua secção transversal reduzida.
Figura 1-Modelo de uma extrusora Neste processo, praticamente qualquer forma de seção transversal, vazada ou cheia, pode ser produzida. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tem seção transversal constante. Dependo da ductilidade do material a extrudar o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas. Cada tarugo é extrudado individualmente, caracterizando a extrusão como um processo semi-contínuo. O produto é essencialmente uma peça semi- acabada. A extrusão pode ser combinada