Extrusão
Extrusão é um processo de fabricação mecânica que consiste basicamente em forçar a passagem de um bloco de metal através do orifício de uma matriz. Isso é conseguido aplicando-se altas pressões ao material com o auxílio de um êmbolo.
→ A extrusão é utilizada quando o produto tem perfil completo. → As primeiras experiencias foram no final do seculo 19 (com o chumbo). Durante a 2ª guera mundial o processo se desonvolveu muito devido aos perfis de aluminio usados nas aeronaves. (processo relativamente novo). → Por meio da extrusão pode produzir produtos de aço ao carbono, aço inoxidável , aluminio, chumbo e plástico. (no caso do Al pode-se produzir peças com ótimo acabamento e com perfil bem complexo). → A extrusão pode ser a quente ou a frio. Os metais mais duros a quente. A temperatura deve ser a mínima para que o metal tenha o grau de plasticidade correto. Na extrusão a frio o material é encruado. → A extrusão pode ser direta ou indireta. Extrusão direta: é mais usada pois consegue ferfis com formas mais complexas.
Extrusão direta: O produto sai no mesmo sentido do embulo
Extrusão Indireta: O embulo é oco e está ligado à matriz. Pelo fato do embulo ser oco, as pressões que são aplicadas ao embolo são menores.
Extrusão indireta: O produto sai no sentido contrario ao do embulo. → Considerando-se que o trabalho a quente traz problemas de oxidação do bloco de metal e das ferramentas de extrusão, a temperatura de trabalho deve ser a mínima necessária para fornecer ao metal o grau de plasticidade adequado. → Se a temperatura de extrusão ficar muito próxima à de fusão, o aquecimento produzido pelo atrito e pela compressão da matriz, poderá atingir a temperatura de fusão do metal e impedir a fabricação do produto por extrusão. →A temperatura do material na zona de deformação depende da velocidade de deformação e do grau de compressão. Isso significa que a temperatura aumenta quando aumentam a velocidade e a deformação, por causa do aumento do atrito