Programação orientada objeto
Everton da Silva Proença, Leandro Oliveira.
UNIPAR – Universidade Paranaense – Cianorte, PR – Brasil
Resumo: Este artigo serve para fazer uma breve introdução a alguns conceitos de Programação Orientada a Objetos, a fim de esclarecer algumas questões e fornecer algumas características de POO. Abstract: This article serves to make a brief introduction to some concepts of Object Oriented Programming in order to clarify some issues and provide some characteristics of POO.
1. Introdução
Esta poderosa linguagem de programação está em plena expansão e ganhando uma ampla área no mercado mundial nos dias de hoje
2. Programação Orientada Objeto
A orientação é uma forma natural de pensar o mundo e de escrever programas de computador, um dos usos do Java é a confecção de applets. Java também serve para programar aplicativos, servlets, JavaBeans , componentes e uma grande gama de produtos. Tem como finalidade tentar aproximar o mundo real e o mundo virtual: a idéia fundamental é tentar simular o mundo real dentro do computador. Para isso, nada mais natural do que utilizar objetos, afinal, nosso mundo é composto de objetos
3. Objeto
Nada mais é do que uma serie de instruções que indicam ao computador como proceder em determinadas situações (Figura 1).
Figura 1. Criando um objeto Pessoa.
4. Classes Java
A classe é um modelo ou protótipo, que define as variáveis e comportamentos em comum que um certo tipo de objeto específico contém métodos que realizam tarefas e retornam informações quando as tarefas são concluídas; os métodos muitas vezes precisam de parâmetros para serem utilizados, e também na maioria das vezes possuem um retorno (Figura 2).
Figura 2. Exemplos de Métodos.
As classe também possuem variáveis com a finalidade de armazenar os dados ou informações de um programa por um determinado espaço de tempo (Figura 3), podendo ser do tipo boolean, byte, short, int, long, float, double, char (Tabela 1).
Figura