Programa Pró Iodo
Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos homônios tireoidianos : a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3). Estes hormônios têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia. São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins, ovários e outros. Uma em cada três pessoas no mundo é afetada pela deficiência de vitamina A, ferro ou iodo.
O que são Distúrbios por Deficiência de Iodo?
Os Distúrbios por Deficiência de Iodo – DDI - são fenômenos naturais e permanentes, que estão amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo sempre terão o risco de apresentar os distúrbios causados por esta deficiência, cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (hipertrofia da glândula tireóide). Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna.
Conceito Pró-Iodo
O Pró-Iodo é um Programa coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com outros órgãos e entidades, destinado a promover a eliminação virtual sustentável dos DDI.
Linhas de ação do pró-iodo
O Pró-Iodo apresenta as seguintes linhas de ação:
I - monitoramento do teor de iodo do sal para consumo humano;
II - monitoramento do impacto da iodação do sal na saúde da população;
III - atualização dos parâmetros legais dos teores de iodo do sal destinado ao consumo humano;
IV - implementação contínua de estratégias de informação, educação, comunicação e mobilização social.
Sob a responsabilidade da