Dieta do Lactente
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário “Rene Barbour”
Departamento de Engenharia de Alimentos
Dieta do Lactente
Andrielly Tesser
Débora Rocha
Edilaine Bruna Camargo Scarpatt
Ketlyn Monção
Outubro, 2013.
Andrielly Tesser
Débora Rocha
Edilaine Bruna Camargo Scarpatt
Ketlyn Monção
Dieta do Lactente
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso, como requisito da disciplina de Fundamentos da Nutrição Humana.
Prof.ª Monika Kruger
Outubro, 2013.
Introdução
Pretende-se com este trabalho apontar recomendações relativas à nutrição no primeiro ano de vida em geral e em particular à idade de início e tipo de alimentos a introduzir. O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança sadia é essencial para a avaliação e a orientação adequadas sobre sua nutrição. O consumo precoce de alimentos complementares interfere na manutenção do aleitamento materno. Muitas vezes, estes alimentos não suprem as necessidades nutricionais dessa faixa etária, na qual a velocidade de crescimento é elevada, tornando os lactentes mais vulneráveis tanto à desnutrição quanto a deficiências de Certos micronutrientes. Bons hábitos alimentares irão fornecer, em quantidade e qualidade, alimentos adequados para suprir as necessidades nutricionais definidas pelo crescimento e desenvolvimento da criança, apresentando-os em consistência adequada, para assim proteger. Suas vias aéreas contra a aspiração, não excedendo a capacidade funcional dos sistemas orgânicos (cardiovascular digestório e renal).
Aleitamento Materno
O aleitamento materno significa que o lactente recebe unicamente leite materno e nenhum outro líquido ou sólido à exceção de gotas ou xaropes de vitaminas,