Por que e para quê ensinar ciências para crianças
A Formação inadequada dos professores desde a educação básica dificulta a compreensão de conceitos relacionados ao conhecimento científico. Portanto, é urgente e imprescindível que incluir nos currículos dos cursos de Pedagogia disciplinas que possibilitem uma reflexão sistemática sobre o ensino de ciências e seus conteúdos básicos, de preferência articulando-os com a aprendizagem da leitura e da escrita.
O processo de ensino aprendizagem em ciências nas séries iniciais é fundamental para que o aluno amplie seu conhecimento do mundo e de si mesmo, desenvolvendo, entre outras, a capacidade de falar escrever e comunicar-se, buscando resposta à dúvidas.
O ensino de ciências envolve vários aspectos entre eles os que estão elencados abaixo
Definição do tema, questionamentos iniciais.
Exploração do conhecimento prévio. Realização de atividades concretas.
Exploração dos resultados, reflexão e discussão.
Há uma infinidade no que se pode explorar em sala de aula, mesmo fora da sala. Frenet já atentava para a construção do conhecimento em atividades práticas, quando deu inicio as aulas passeio num terreno próximo a escola onde trabalhava, em que as crianças podiam tirar suas próprias conclusões a respeito das observações.
De certa forma ensinar ciências é indicar caminhos para a descoberta do mundo maravilhoso que está a nossa volta, entender como as coisas funcionam, se o que está nos livros faz jus a realidade, e até mesmo descobrir coisas novas.
Algo muito importante para quem quer ensinar ciências é permitir que o aluno faça parte da definição do tema a ser estudado, para que este seja motivado à realização da atividade e da própria socialização na exposição dos resultados obtidos.
Contudo o ensino de Ciências é tão ou mais importante que outras disciplinas consideradas fundamentais na vida da criança nas séries iniciais. É estudando Ciências que muitas crianças aprendem noções de