Programa de benefícios - autores
(Bohlander e Snell 2009) diz que os principais objetivos da maioria dos programas de benefícios são: aprimorar a satisfação do funcionário no trabalho, atender aos requisitos de saúde e segurança, atrair e motivar os funcionários e manter uma posição competitiva favorável. para Klein (1998) são as pessoas que constituem o capital intelectual da organização e que formam, assim, o diferencial competitivo. Cada uma, com diferentes características, valores, experiências e histórias de vida, contribui para o sucesso ou fracasso de uma organização.
Com medo de perderem os seus talentos para o mercado, algumas empresas olham os benefícios como uma alternativa para retê-los. Os benefícios agregam valor à organização e fazem com que os colaboradores se sentam satisfeitos com a mesma.
Os benefícios são vistos como salários indiretos, são um conjunto de programa ou planos oferecidos aos colaboradores como um meio de complemento ao sistema salarial e não se relacionam diretamente ao desempenho (Marras 2000, Aquino 1980)
Os pacotes de benefícios atuais podem fornecer as organizações um alto nível de apoio á medida que evoluem e empreende importantes iniciativas de mudanças. Porem auxiliar e a motivar o desempenho , a apoiar mudanças comportamentais, a reforçar novos valores e metas de negócios, alem de refletir, a fortalecer a cultura organizacional em evolução (Flannery, Thomas P. 1997)
Os benefícios abrangem os seguintes fatores, o existencial: são benefícios que visam promover o empregado e sua família