Educação e sociedade, lado a lado
Este trabalho, foi desenvolvido com o intuito de discorrer da importância das fases da formação do indivíduo em relação á sociedade e a escola, a sociedade que por sua vez passa por diversos problemas, conseqüentes do modelo atual de educação que está associado ao capitalismo.
O papel de cada grupo, a escola, sociedade, professor e alunos, mostrando que somente com um trabalho conjunto e compromisso, teremos educação de qualidade para todos.
A escola tem como função educar e preparar o ser humano para o mundo, tendo como objetivo o crescimento, a satisfação e a inserção social. Ela possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, traz informações, contextualiza e abre caminhos para que o indivíduo queira sempre buscar mais conhecimento.
A educação não se define apenas no que se aprende na escola, mas também na sociedade como: na igreja, com amigos, no trabalho e em casa com a família, que transmite conhecimentos, muitas vezes passados de geração para geração. Tudo nessa vida é educação, é aprendizado.
Muito se discute sobre os problemas atuais na educação como: crescimento desordenado da população, violência, despreparo de profissionais, salários baixos, falta de recursos etc.
Todas essas questões, entre outras, contribuem de fato para a crise educacional, mas se investigarmos a fundo veremos que isso, vem de um passado enraizado no nosso modelo atual em que a sociedade se organiza, sistema capitalista, com base na propriedade privada, lucro, exploração do ser humano, formando uma concepção de poder, de consumo, onde quanto mais se possuir bens, maior será poder sobre a sociedade, contudo, surgem os problemas para a população, principalmente para as classes menos favorecidas, que vivem muitas vezes em situações precárias, sem direito a uma educação de qualidade, sem uma boa formação , com dificuldades de entrar no mercado de trabalho, disputando uma vaga de emprego com desigualdade, enquanto nas escolas privadas a