O papel da educação brasileira comparada à educação ateniense
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo comparar e mostrar o papel da educação da sociedade brasileira, tomando como o exemplo o modelo educacional exercido pela sociedade grega ou mais especificamente pela polis de Atenas. Vamos abordar o importante papel que a educação tem na sociedade brasileira, levando em consideração o seu modelo. Na introdução será feita uma breve abordagem as lutas e reivindicações que profissionais da educação vem travando por uma melhoria no setor, mas teremos cuidado em não ultrapassar nossos limites e sair do nosso objetivo-foco.
Palavras-chave: Educação, Estado, Sociedade.
Introdução:
Assistimos no Brasil manifestações dos profissionais da educação em busca de melhorias nas escolas, bem como aumento de salários e melhores condições de trabalho. Isso apenas é um detalhe se comparado a como o Estado age frente à educação.
Não é preciso ir muito longe para ver que o descaso com a educação brasileira é produto de processos histórico que vem sendo mascarado com investimentos baratos e quando investidos envolve interesses de poderosos. No início do século XX o Brasil apresentou dados alarmantes de analfabetismos resultado da falta de escolas em áreas rurais e projetos que visassem alfabetizar a população.
O Brasil é um país considerado emergente, ou seja, em desenvolvimento. Estudiosos afirmam que não é possível existir desenvolvimento de uma nação sem que haja um investimento maciço em educação. Apesar de no Brasil o investimento em educação apresentar um aumento esse setor ainda não é prioridade para um país emergente. Dados apresentam o Brasil como o quinto país que menos investe em educação perdendo apenas para indonésia.
Esse comportamento do Estado brasileiro reflete na formação dos jovens e explicita bem o objetivo desse modelo de educação.
O papel da educação brasileira comparada à educação ateniense
Falar de educação é fatalmente nos