programa de auditoria
O programa de Auditoria é um plano de trabalho a ser executado em campo. Esse planeamento deve ser elaborado considerando o objectivo de auditoria e as características da empresa a ser auditada, no que concerne aos princípios de contabilidade geralmente aceite.
Nele será definido o objectivo de exame na área específica, a extensão e a profundidade do exame, os pontos de controlo interno a ser revisado, os procedimentos a ser auditados, a estimativa de tempo gasto e a equipe de trabalho e outros.
E o objectivo global de um exame de auditoria é dar aos auditores provas suficientes para fundamentar seu parecer sobre as demonstrações financeiras na totalidade.
Embora os objectivos de auditoria possam variar ligeiramente de um tipo para o outro, eles aplicam-se de modo geral, as existências, avaliação, autorização, propriedade, restrições, exactidão de valores, utilidade e apresentação a demonstrações financeiras.
Considerações Gerais de Investimento Financeiro
Considera-se Investimentos Financeiros activos detido por entidade para aumento da sua riqueza (juros, royalties, dividendos e rendas).
A gestão dos investimentos pode ser considerada como actividade principal ou parte de um conjunto de outras actividades.
Para efeitos de Auditoria, de se considerar como um todo, para reduzir os riscos associados. Riscos relacionados com investimento financeiro
São meios líquidos de pagamento e impessoais, pelo que são de fácil roubo;
Pode se fazer operações de investimentos sem as devidas autorizações;
Os pagamentos de juros e dos dividendos, tem a sua origem fora da entidade, dai que seja fácil desviar.
Os valores de mercado dos investimentos financeiros flutuam, de acordo com as regras de oferta e procura, dai que não seja fácil identificar e registar;
Os valores do mercado e os investimentos financeiros, são negociados no mercado dai que seja difícil actualizar os valores com dados de