programa de auditoria
Natal
2013
PROGRAMA DE AUDITORIA
CONCEITO
O programa de auditoria é um rol de medidas de verificação a serem aplicadas, exposta de tal forma que a relação entre os próprios procedimentos estejam claramente demonstradas.
Ele consiste em plano de trabalho para exame de área especifica. Ele também prevê os procedimentos que serão aplicados para se alcançar o resultado desejado.
DEFINIÇÕES
A CNC e Procedimentos de Auditoria expediu recomendações que se deve ser estimulada a preparação de programas de auditoria. Ocasião de preparação: um programa de auditoria nunca pode ser considerado completo, pois sempre existiram novos problemas que afetam o cliente e a situação atual do controle interno. Logo os procedimentos anteriores aos problemas devem estar sujeita a revisão. Mesmo depois disto o programa deve ser revisado por causa das descobertas que forem sendo feitas nestas áreas. Também se considera que todos os programas de auditoria preparados antes do inicio do trabalho de campo devem conter indicação de que se trata de um roteiro geral sujeito a revisão em face de circunstâncias anteriores. Responsabilidade pela preparação: o programa de auditoria deve ser preparado pelo sênior encarregado da auditoria. Ao se exigir que o sênior assuma a responsabilidade, se tem maior certeza de que todos os fatos ligados ao trabalho foram considerados. Conteúdo dos programas: O programa deve ser feito sob medida, após serem estudados os problemas especiais dos clientes. Utilidade dos programas de auditoria: O programa de auditoria serve para formalizar no papel antecipadamente, os procedimentos aplicados. Na ausência de um programa escrito, o auditor recorre apenas ao que está gravado em sua memória. Logo o programa também será útil como forma de organização do serviço a ser executado. A única e perigosa vantagem em não se fazer um programa, seria a economia do tempo.
OBJETIVOS
Para a