Progestão
A unidade um trás uma abordagem sobre a importância de conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo e para isso é imprescindível conhecer qual a função social da mesma e situá-la no mundo moderno, observando os múltiplos papéis exercidos por ela ao longo do tempo.
A seguir o texto faz um breve passeio histórico sobre o surgimento da escola, que no seu surgimento era elitizada, as classes menos favorecidas tinham pouco acesso, ou seja, somente a burguesia tinha acesso à educação o que resultou em grandes demandas educacionais que seus resquícios perduram até os dias atuais.
Ainda sobre a história do surgimento da educação brasileira, o texto relatou que somente nas décadas de 20 e 30 do século XX é que foi ampliado para outras camadas da população o acesso à escola o que contribuiu para o aumento dos problemas da qualidade da educação brasileira o que ocasionou a criação da LDB – Lei de Diretrizes da Educação Brasileira – na qual propôs reflexões importantes frente a função social da escola onde a mesma deveria ter como papel preponderante o preparo dos educandos para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho.
Já na umidade dois, foi abordado como a escola fica na sociedade do conhecimento? O texto continua fazendo o histórico do surgimento da educação, agora no século XXI, e o separa em três grandes momentos importantes:
No primeiro momento que perdurou até meados do século XVIII, a educação tinha como sustentação prioritário o trabalho agrário, desta forma, as escola ensinavam a como produzir a terra para os benefícios da agricultura.
No segundo momento foi denominado a era industrial, iniciado com o descobrimento das leis da eletricidade que tinha por finalidade ensinar a lógica de produção e as fases de construção de um produto, ou seja, especializar o profissional