Participação e serviço social
RESUMO: O presente trabalho é um relato de experiência de formação do Conselho Local de Saúde do Bairro Alto da Brasília em Sobral-CE, a partir da ação interventiva do Serviço Social da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Tratou-se da construção de um espaço facilitador da participação e controle social da Saúde naquele território e da realização de uma capacitação para usuários e profissionais para exercerem a função de conselheiros, com o objetivo de fomentar a participação social na saúde. Destaca-se a dimensão educativa do trabalho do assistente social e os desafios profissionais na defesa e ampliação do direito à saúde.
Palavras - chaves: Participação, Saúde, Serviço Social
ABSTRACT: This paper reports the experience of formation of the Local Board of Health in Bairro Alto da Brasilia in Sobral-CE, from intervening in the Social Service of the Multidisciplinary Residency in Family Health. This was the construction of a facilitator of social participation and control of Health in that territory and the holding of a training for users and professionals to carry out the role of advisors, with the aim of promoting social participation in health. We emphasize the educational dimension of the work of social and professional challenges in the defense and expansion of the right to health.
Key - words: Participation, Health, Social Services
1. INTRODUÇÃO
O tema da participação social pressupõe que seja analisado no contexto histórico do estado brasileiro desde as lutas pela sua redemocratização. Assim, destacaremos os anos de 1970 e 80, como marca do ressurgimento da sociedade civil, tendo grande expressão de suas conquistas a Nova Constituição Federal de 1988, que define a participação social comunitária como fundamental para a efetivação do Estado Democrático, através das organizações representativas, na formulação das políticas e no