FORMAS IDEOLÓGICAS DE PARTICIPAÇÃO
“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.”
sociais
PARTICIPAÇÃO: PARTICIPAÇÃO E PODER
29 planos programas e projetos
AULA 03 - FORMAS IDEOLÓGICAS DE
Mahatma Gandhi
Querida(o) Aluna(o),
Mais uma vez estamos aqui e chegamos a nossa terceira aula para refletirmos sobre as formas ideológicas de participação e como se dá essa mesma participação no âmbito da prática profissional do Assistente Social. Para realizarmos tal reflexão, convido-te com muito entusiasmo a mergulharmos em busca de esclarecimentos a respeito das novas mediações do Assistente Social frente às mazelas da questão social. Alcançaremos nosso objetivo, discutindo alguns pontos fundamentais, tais como: o Serviço Social entre o saber e o poder no espaço institucional, veremos quais são as novas formas de mediações, envolvendo questões como as mediações globais. Por fim, abordaremos sobre as formas ideológicas da participação, abrindo um debate sobre a questão da autonomia, interesse, a participação como uma das dimensões do processo educativo e a diversas faces ideológicas da participação.
Preparada(o) para mais esse desafio?
O SERVIÇO SOCIAL: ENTRE O SABER E O PODER
Para iniciarmos nossa discussão, faz-se necessário compreendermos que
Serviço Social não se constitui uma profissão composta por diretrizes e metodologias basicamente prontas e estáticas incapazes de sofrerem modificações durante o cotidiano da prática profissional.
Nesse sentido, pensemos num exemplo bastante claro: lembremos daquelas receitas de bolo que sempre estão localizadas no verso das embalagens dos produtos industrializados contendo passo a passo o que deve ser feito para que ao final do processo, o bolo possa estar pronto para ser ingerido.
Pois, bem, pensar a prática profissional do Assistente Social não é algo como essa receita, pelo contrário, o Assistente Social a cada dia encontra em sua prática profissional, grandes e significativos desafios que exigem desse