Cerri Consciencia Historica Ditadura
Propaganda do “Milagre Econômico”*
Luis Fernando Cerri
Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR
RESUMO
ABSTRACT
A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado “milagre econômico”, publicadas em revistas de circulação nac i on a l ,s el ec i onando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.
Palavras- chave: História e ensino; consciência histórica; identidade nacional.
The article deals with yhe links between advertising, politics and historical counsciousness. My research examines the advertises produced by public and private institutions published in national magazines during the period called “milagre econômico” (1970’s). Three main themes were selected: the subject, the time and the space related to the Brazilian nation. Here, I will only discuss the first theme — Brazil as subject — relating the advertises to the statements of common people of the period.
Keywords: History and teaching; historical counsciousness; national identity.
Que pensam os brasileiros do Brasil e de sua história? Que significados atribuem à nação e ao relacionamento entre os seus componentes? Em atenção a essa problemática, este trabalho quer discutir a consciência de Brasil formada durante o regime militar, sua reversão ou não nos dias atuais, sua permanência, residual ou não. Até que ponto esta consciência formada pela propaganda dos governos dos generais (bem como a propaganda de seus colaboradores na sociedade