GIRSU
Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Proteção do Meio-Ambiente
Ana Paula Vargas Lamoia
Fernanda Alvin
Fernanda Destro Tonelli
Geane Cristina Fayer
Marcio Luiz Martins Araújo
Grupo 03: GIRSU
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
Juiz de Fora
2011
Ana Paula Vargas Lamoia
Fernanda Alvin
Fernanda Destro Tonelli
Geane Cristina Fayer
Marcio Luiz Martins Araújo
Grupo 03: GIRSU
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
Trabalho apresentado à disciplina Proteção ao Meio Ambiente do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Orientadora: Professora Mônica Quintela
Juiz de Fora
2011
1- INTRODUÇÃO:
Uma das atividades do saneamento ambiental municipal é aquela que contempla a gestão e o gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. O GIRSU Tem por principal objetivo propiciar a melhoria ou a Manutenção da saúde, isto é, o bem estar físico, social e mental da comunidade.
Os termos gestão e gerenciamento, em geral, adquirem conotações distintas para grande parte dos técnicos que atuam na área de resíduos sólidos urbanos, embora possam ser empregados como sinônimos. O termo gestão é utilizado para definir decisões, ações e procedimentos adotados em nível estratégico, enquanto o gerenciamento visa à operação do sistema de limpeza urbana. Assim, pode-se afirmar que a prioridade dada à redução de resíduos ou a determinada tecnologia de destinação final é uma tomada de decisão em nível de gestão. Lembrando-se de que para viabilizar esta tomada de decisão é imprescindível estabelecer as condições políticas, institucionais, legais, financeiras, sociais e ambientais necessárias. Por sua vez, os aspectos tecnológicos e operacionais relacionados a determinado programa de redução na fonte ou à implementação de um aterro de disposição de