História da Educação Egito antigo e Mesopotâmia
Prof . Silvana Scarpatto
Centro universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras/Licenciatura (LED 0180) - História da Educação
14/06/13
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar o papel da história da educação e elucidar o processo através do qual o homem adquiriu seus conhecimentos,observa-se,então,o aprimoramento cultural das civilizações antigas.os povos da antiguidade contribuíram a educação de hoje,portanto,o presente e a soma dos conhecimentos do passado.as primeiras civilizações apresentavam um processo educativo a soluções de problemas cotidianos e,pois,como no passado,a educação é o caminho para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Palavras-chave: História; Educação; Civilizações; Egito, Mesopotâmia.
1 – INTRODUÇÃO
Falar de história da educação é falar da própria história e contar sobre tudo que aconteceu ou que veio a acontecer. Com o passar dos tempos o homem buscou formas de aperfeiçoar, cada vez mais o seu aprendizado através da sua curiosidade. Acreditava-se naquele ditado: que a natureza curiosa dos homens era a que nos separava e ainda nos separa dos animais.
Com isso foram se criando métodos nada ortodoxos para se aprender, novas descobertas, mudanças nos processos educacionais e estas mudanças por consequência,impôs ao ensino a busca de alternativas aos problemas surgidos na relação: homem-natureza-sociedade.
Assim como hoje, antigamente também a educação esteve nas mãos de uma seleta parte da sociedade:a das partes privilegiadas. O fato é: educar é transformar o homem, do modo ao ensino desses valores á humanidade, a educação teve seu papel importante no crescimento intelectual e veio impregnada ao longo dos séculos, da ideologia educacional e das sociedades dominantes, conforme veremos.
2 – EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE
A educação nada mais é que a troca de saberes, o ato de ensinar e aprender. E isso se modifica de acordo