Progestão
Cursista: Janete Lúcia de Lima Teixeira
Nesta atividade, a idéia central é focar o sucesso escolar. Para alcançá-lo, é importante acompanhar passo a passo o desenvolvimento de cada aluno, identificando os eventuais problemas tão logo eles apareçam, e delinear estratégias apropriadas de intervenção pedagógica.
Consultem, sempre que necessário, o Caderno de estudo.
Durante as discussões, procurem prestar atenção em quem discorda do ponto de vista da maioria. Argumentem com base no que aprenderam e, sobretudo, em sua experiência.
Leiam atentamente a proposta, que envolve três etapas. Escolham a melhor forma de registrar as atividades em cada uma dessas etapas. Vocês podem optar por folhas ou fichas e organizá-las em uma pasta ou envelopes. O importante é que registrem cada etapa desta atividade.
ETAPA 1: A) Identifique os 10% de alunos com menor rendimento na sua escola. Se o estabelecimento tiver muitos alunos nessa situação, definir o número para realizar a tarefa a contento (por exemplo: 20 ou 30 dos alunos mais frágeis em termos de aprendizagem). Para tanto vocês devem: a) Pedir para os professores indicarem os quatro alunos (ou um número razoável) com rendimento escolar baixo, especificando os critérios adotados. b) Coletar dados do histórico escolar dos alunos. c) Apontar, para cada aluno, as áreas ou disciplinas em que alcançam melhor rendimento escolar. d)Especificar os níveis ou notas de rendimento escolar e áreas ou disciplinas de rendimento mais baixo. e) Comparar os dados com a indicação dos professores, de modo a verificar se os alunos indicados são, efetivamente, os de baixo rendimento. f)Relacionar outras fontes de informação que permitam definir melhor o grupo de alunos com o qual se vai trabalhar. g) Fazer uma lista com o grupo definido no item anterior. h) Elaborar uma ficha para cada aluno do grupo selecionado, contendo toda a informação coletada. ETAPA 2- B)